Umectação Capilar


   Olá meninas.. Tudo bem com vocês?
Bem, o post de hoje é sobre um grande aliado da saúde dos nossos cabelos: A Umectação Capilar
Muitas meninas (cacheadas ou não) usam essa técnica. 
Se você está chegando agora ao mundo dos cachos bem tratados, conheça essa técnica que, na minha opinião, é milagrosa.




Mas afinal, o que é UMECTAÇÃO?

   Umectar é o mesmo que umedecer o cabelo com óleos, e deixa agir nos fios, a fim de que absorvam os benefícios que os óleos trazem a eles.

Mas não é só isso. Dizem que a Umectação, é uma técnica de massagem capilar indiana que, há milênios, é passada de mãe para filha. As indianas creditam o rápido crescimento de seus cabelos a isso!

Quais os benefícios da umectação para o cabelo?
Umectar os fios com óleos vegetais ajuda o cabelo a repor nutrientes, combatendo o ressecamento, o frizz e a aspereza. Além de dar um brilho lindo ao cabelo, ele fica mais macio e definido.
A umectação sela o fio do cabelo, mantendo-o nutrido e hidratado por mais tempo!

TÁ.. MAS QUALQUER ÓLEO?
Nããão girls.. Os óleos usados na Umectação são APENAS os óleos vegetais, ou seja, o óleo que é extraído das plantas, geralmente das sementes, e é rico em triglicerídios (a gordura extraída da planta). 
Enfim tem que ser o óleo 100% puro.

Que óleos posso usar?
Aqui vai alguns que eu conheço:

  • Óleo de Amêndoas Doce: é rico em vitaminas A e B, tem alto poder penetrante, hidrata e nutri o cabelo.
  • Óleo de Rícino (mamona): Controla a oleosidade do couro cabeludo, e estimula o crescimento dos cabelos, além de doar força. É um óleo muito forte, então tem que ter cautela ao usar. A consistência é meio ruim para espalhar nos fios e sua absorção não é tão fácil . Ele é outro queridinho entre as cacheadas, propiciando maciez, limpeza dos fios e crescimento do cabelo.
  •  Óleo de Coco: Amacia, nutre e doa brilho aos fios. Penetra facilmente nos fios, sendo fácil a absorção dos nutrientes.
  • Óleo de Abacate: O óleo obtido do fruto, não o da semente, é rico em lecitina (ajuda contra queda de cabelo), ômega 9 (ácido oleico), vitaminas A, D e E.
  • Azeite de Oliva Extra Virgem: é o queridinho de 9 entre 10 cacheadas e eu me incluo nessa! É fácil de achar, acessível e tem um efeito maravilhoso, propiciando brilho e vitalidade ao cabelo. Além disso, o azeite possui antioxidantes que são  capazes de combater os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento das células



Obs: São esses que eu conheço as propriedades gente. Mas tem muitos outros, como o óleo de semente de uva, óleo de argan etc..
  
Quanto à ultima opção que mostrei para umectar os cabelos é usar o Azeite de Oliva. SIM, aquele de cozinha. Mas ATENÇÃO gente, tem que ser o EXTRA-VIRGEM ok? Não inventem de se empolgar e usar o primeiro azeite que virem pela frente \o/.

ONDE EU ENCONTRO?
Esses óleos são fáceis de encontrar. 
Tem alguns que você vai encontrar em lojas de produtos naturais, mas tem outros que são facílimos de encontrar, basta ir a uma farmácia, como por exemplo; o óleo de rícino e o de girassol. 
Outros você encontra no mercado, como Azeite de oliva extra virgem, e o Óleo de Coco..

Mas e aí, como isso funciona?
Passar óleo no cabelo e deixar ele ensebado?
Podem ficar tranquilas.. Se vocês fizerem da maneira correta, suas medeixas não ficarão  "ensebadas".

Eu conheço duas maneiras de se fazer a umectação:
  •  Dormir com o óleo no cabelo (Umectação Noturna): Com o cabelo sujo, você vai aplicar o óleo em todo cabelo, coloque uma touca para dormir,  lave e enxague bem na manhã seguinte.  Por  passar a noite com o óleo no cabelo, sinto que o óleo age mais no cabelo.
  •    Passar no cabelo antes da lavagem (pré-poo): Aplicar o óleo no cabelo (também sujo), deixar agir pelo tempo que for possível, (eu deixo 2 horas). Depois é só lavar ele normalmente e enxaguar bem. 


  
Mas tem que ser só com o cabelo sujo?
No geral, muitas meninas usam assim: sujo e seco (eu também).. Outras preferem passar nos cabelos molhados e limpos.
Pesquisando descobri que: Os óleos (com exceções) não penetram os fios, portanto a cutícula não precisa estar aberta para receber a umectação, como na hidratação. Os óleos selam os fios e mantem a hidratação. Sendo assim, o cabelo pode, sim, estar sujo!
Mas aí, você tem que ver de que maneira se adequa aos seus cabelos ok! 
  
Quanto a passar na raiz ou não, eu indico que usem o óleo de rícino, pois ele é ótimo para regular a oleosidade do couro cabeludo, logo, se o seu cabelo é oleoso ou seco, ele vai dar uma regulada nisso aí. 
Quanto aos outros, se a sua oleosidade é normal/alta, não usem no couro cabeludo, porque podem ficar oleosos mais rápidos, pesar muito.

 Agora, a frequência que se deve fazer a Umectação depende de diversos fatores como por exemplo, os danos que o seu cabelo apresenta, o tipo do seu cabelo (se ele é liso, cacheado, etc) entre outras coisas. 
Então vocês tem que ver a quantidade de vezes que o seu cabelo vai precisar. Se você estiver dando pouca Umectação, e o cabelo fica feinho/poroso rápido, façam mais Umectação. Ou se você está dando demais e seu cabelo está ficando feinho também, faça menos umectações.


Lembre-se sempre:
  • Lavar muito bem o cabelo, principalmente a raiz. SEMPRE. Quando passamos óleo no cabelo, mesmo que misturado a cremes de hidratação, é essencial que enxaguemos o cabelo para evitar a oleosidade. Obs: Meu cabelo é tipo 3b/3c. Já percebi que meninas tipo 4 a para cima não têm a raiz tão oleosa e podem se jogar nos óleos sem tanto medo. É aquilo, cada cabelo uma sentença.   
  •  Passe o óleo nos fios, enluve mecha por mecha, fazendo movimento de cima para baixo, repetidamente. Já vi gente que faz esse movimento 70 vezes por mecha. Eu, sinceramente, não tenho tanta paciência, mas sempre capricho e paro quando percebo que o atrito com cabelo deixou minha mão quente, pois o calor gerado potencializa o resultado.



Então é isso pessoas lindas, espero que tenham entendido e que usem esse método. Seus cabelos vão adorar, e te agradecer da forma que nós A-MA-MOS: Ficando lindos e saudáveis.

Se vocês ficaram com alguma dúvida, podem deixar aí nos comentários.. E você que já fez a umectação, conte-me sua experiencia!!

Um grande beijo e até a próxima!!

_Lalah 

Nenhum comentário:

Postar um comentário